O câncer do ponto de vista da doutrina Espírita

Um caso recente que aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos, causou surpresa. Hannah Powell-Auslam, uma menina de apenas 10 anos de idade recebeu um diagnostico para um câncer de mama, que é considerado extremamente raro. Diante disso, os médicos realizaram uma mastectomia. No entanto, a doença se espalhou para um nódulo, e Hannah precisou passar por uma nova cirurgia, e também enfrentou tratamento de radioterapia.

Outro caso que deixou muitas pessoas intrigadas foi o das gêmeas identificas britânicas que foram diagnosticadas com leucemia, com apenas duas semanas de intervalo. Megan e Gracie Garwood de apenas 4 anos passaram a viver um drama em 2009. A mãe da meninas, diante do diagnostico, declarou que para ela, receber a notícia de que dois dos seus três filhos tem câncer foi algo inimaginável.

Diferente do que ocorre com adultos, onde alguns aspectos são levados em consideração diante do diagnostico, como alcoolismo, fumo, má alimentação, sedentarismo, grande exposição ao sol, entre outros, a medicina não conseguiu ainda determinar a respeito dos fatores que podem levar ao risco de câncer em crianças.

Os casos destas meninas podem entrar nas estatísticas como câncer infanto-juvenil, que irá atingir crianças e adolescentes de um até 19 anos de idade. De acordo com uma pesquisa que foi feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) juntamente com a Sobop (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica), revelou que o câncer é a doença que mais mata jovens entre cinco e 18  anos de idade no Brasil. A pesquisa ainda indica que aproximadamente 10 mil casos de câncer infanto-juvenil surgem a cada ano no Brasil.

O maior agravante para isso é devido ao fato de que câncer em adolescentes tem a tendência de ser mais agressivo do que em adultos, e além disso, são mais complicados de serem diagnosticados, de acordo com o Diretor do Departamento de Mastologia do Hospital Perola Biynton, em São Paulo.

Em outra visão, de acordo com a doutrina do Espiritismo, podemos entender a doença de outra forma. Algumas pessoas podem acabar acreditando que a doença trata-se de uma punição divina ou até mesmo um carma do espírito. No entanto, explica-se que diante da luz da Ciência médica, pode ser afirmado que o fato predominante para isso  é de fato o comportamento humano, como abuso de substâncias e maus hábitos alimentares.

De acordo com a doutrina, existem diversas explicações que podem ser consideradas, como o fato de que o corpo físico reflete tudo que está em nosso corpo espiritual. No entanto, devemos levar em consideração todas as pré-disposições para estas doenças que afligem o ser humano. O conhecimento da doutrina nos ajuda no entanto a transformar a carga mental da culpa, e traz mais serenidade para aqueles que precisam ser ajudados e se recuperar destas situações complicadas da vida.

Deixe seu comentário