O que é espiritualidade

O que é espiritualidade

A palavra espiritualidade tem sido bastante usada nos dias atuais. É bastante comum escutarmos uma pessoa fazer um elogio a outra, dizendo que ela é uma pessoa espirituosa. Mas, o que é espiritualidade e qual o significado disso? De acordo com o dicionário Aurélio a definição de espiritualidade pode ser:

Espiritualidade, o que é?

1. Qualidade ou caráter espiritual.
2. Doutrina acerca de progresso metódico na vida espiritual.

Espiritualidade e as religiões

De acordo com várias religiões, a espiritualidade é uma dimensão do ser humano, que é traduzida pela maneira de vida caracterizada do homem, enquanto visto como ser naturalmente religioso.
De modo que as pessoas que são espiritualizadas são entendidas como aquelas que tem um entendimento de como são feitas de corpo e espírito, sendo o espírito algo muito mais superior a matéria.

A espiritualidade não tem nenhuma ligação com qualquer religião, pois diferente delas, não existem dogmas, cresças ou teorias. Ela apenas segue inserida na nossa vivência, na ação. Também pode significar o desapego de coisas materiais e as pessoas, por isso muita das vezes é tido como algo libertador.

O objetivo principal de pessoas espiritualizadas é o amor incondicional, que não critica o próximo nem muito menos julga. Elas atuam no desenvolvimento do espírito. Qualquer pessoa mesmo que não siga nenhuma religião pode ser uma pessoa espirituosa, tudo depende apenas da sua relação consigo mesmo e com o resto do mundo.

O espiritualismo, é uma doutrina filosófica que tem como afirmação a imortalidade da alma, do corpo e aceitação que Deus existe e as forças do universo também. Com a plena certas de que coisas abstratas existem. Contrapõe-se ao materialismo que aceita apenas a existência da matéria. E, sendo uma alma imortal, ela seria a única razão principal da existência dos seres humanos no planeta Terra.

Aceita a existência de Deus, e que a imortalidade da alma e que existe valores espirituais ou morais, que por sua vez são os únicos finais das atividades racionais dos seres humanos. Devido a isso, todas as religiões que aceitam a existência de Deus e da alma pertecem ao espiritamos.

Fonte: Wikipedia

Deixe seu comentário