Para parar de sofrer é preciso se desapegar do que te causa dor

0
169
Desapegar do que te causa dor.

O fato de se apegar a algo é simplesmente não aceitar a situação, a perda, seja o que for, é preciso desapegar para que haja o processo de superação. Geralmente, muitas pessoas se apegam a dor, seja de uma traição, um luto não vivido ou mal vivido, ou outros sentimentos também, sejam positivos ou não, como o amor por alguém que não passa. Se não houver o desapego, esses sentimentos permanecerão fortes e atrapalharão o seguimento da vida.

Desapego emocional


Não é justo dizer que é fácil, porque atrás de cada processo de sofrimento, de dor, há também o apego emocional. Separações, por exemplo, são difíceis, pois há o sentimento que havia antes um pelo outro, e se uma das partes não desapegar não é fácil superar o término.

No luto é um pouco mais difícil, aceitar que a pessoa se foi e permitir que ela vá em paz, isso porque nunca estamos preparados para perder alguém, portanto nos apegamos para tentar manter a pessoa viva em nós, manter perto o quanto for possível.


Um dos exemplos menos falado sobre isso é o ciúme, isso porque às vezes a gente não o enxerga assim, porém o ciúme também é uma forma de apego, uma vez que é o medo de perder alguém, então você se apega tanto a ponto de sentir ciúme, sentir que a qualquer momento algo pode tirar ela de você, e por isso você cria uma barreira, que pode se tornar tóxica.

É claro que, em todos os casos é preciso ter um desapego saudável, não basta apenas esquecermos de tudo e fingir que nada aconteceu, mas sim de encarar os fatos e guardar na memória só aquilo que é realmente necessário, jogando fora aquilo que pode trazer dor e atrapalhar a vida.


No processo do luto há cinco etapas, sendo a primeira delas a negação, o que gera o apego, isso porque a pessoa não aceita que determinada situação aconteceu e então ela nega aquilo, o que impede que ela chegue na superação, onde ela lembra daquilo de forma saudável.

Para alcançarmos uma evolução espiritual e até mesmo alívio do sofrimento, é extremamente necessário chegarmos na aceitação, para que possamos seguir nossas vidas sem que acontecimentos passados interfiram em nossa vida.

Caso seja necessário, podemos pedir até mesmo ajuda profissional, até porque são processos doloridos e difíceis de se passar sozinho, por isso amigos e família também são grandes auxiliadores nisso.

Fonte: Mensagens com Amor

Deixe seu comentário