Visão espírita: nossas lágrimas podem prejudicar um ente querido

Visão espírita: nossas lágrimas podem prejudicar um ente querido?

Chorar prejudica um ente querido que já se foi? A doutrina espírita ensina que o processo de desencarne de uma pessoa é algo que varia de uma pessoa para outra. Antes de mais nada, é importante saber que não existe uma regra geral para esse acontecimento.

Existem alguns exemplos que podemos destacar, como a desencarnação de Chico Xavier. Ele desencarnou em um período que o Brasil inteiro estava em festa. Em síntese é possível afirmar que Chico tinha um espírito mais evoluído e seu desencarne foi tranquilo, além de ser aguardado por espíritos de luz. O livro dos Espíritos dá luz há algumas questões que são válidas e com respostas esclarecedoras.

É dolorosa a separação da alma e do corpo?

Em suma, é possível afirmar que nosso ente querido não sentiu dor quando a alma se separou do corpo! Dessa forma é possível afirmar que frequentemente o corpo sofre mais durante a vida, do que no momento da morte. De acordo com a explicação de Allan Kardec, na morte natural, o homem deixa este plano sem sequer perceber. É o mesmo que uma lâmpada quando se apaga. Nada sente. Fluídos materiais se desprendem do espírito e o mesmo passa a ser livre, e agora pode ir para o lugar que lhe cabe nesse instante.

Existe uma linha dividindo a vida e a morte?

Os ensinamentos deixados por Allan Kardec mostram que o espírito se desprende de forma lenta e gradual. Ele não escapa como um bicho cativo e que foi libertado de forma súbita. Afinal, tudo é um processo natural da lei de Deus. Aos poucos o espírito do ente querido vai se livrando dos seus liames.

Definitivamente é preciso frisar que o desprendimento está relacionado a encarnação dessa pessoa no planeta Terra. Quando se trata de um ser que ao invés de cuidar de sua vida espiritual, ele cuidou apenas de sua vida material, esse processo acontece mais lentamente, pois está sentindo falta do seu corpo. Isso leve o espírito a um sofrimento que poderia ter sido evitado se durante sua encarnação esse ser tivesse tomado as decisões corretas.

De antemão é válido ressaltar que é preciso ter conheciência de que essa encarnação aqui não é eterna, ela tem um tempo, assim como nossos bens materiais e nosso corpo. Uma hora a oportunidade que nos foi dada se findará, e a única coisa que restará é o nosso espírito. Por isso é tão importante cuidar do nosso espírito.

Mas e aí? O nosso choro pode prejudicar o espírito de um ente querido que partiu?

Neste vídeo, publicado pela TV Mundo Maior, é abordado o tema sobre chorar a morte de um ente querido. Ali aprendemos que chorar por um ente querido que já se foi é algo normal.

Deixe seu comentário