Bocejos e mediunidade: por incrível que pareça, uma das coisas mais banais que fazemos no dia a dia, com frequência, acaba chamando muito a atenção das pessoas em centros espíritas. O ato de bocejar em centro espírita, apesar de ser muito falado e indagado, ninguém deu ainda uma explicação totalmente lógica para isso, porém há certos fatos que, se observados, dá para criar algumas teorias e tirar certas conclusões.
Reuniões mediúnicas e os bocejos
Em algumas reuniões mediúnicas, já foi possível observar que quando os médiuns estavam sujeitos a espíritos de más intenções, eles acabavam bocejando com muita frequência. Não se sabe ao certo o que ocorre no âmbito espiritual e psíquico da pessoa para provocar o fenômeno nesses momentos específicos, então por esse motivo, os bocejos são observados nos centros espíritas.
Outro fato que pôde ser observado também é de que ao haver uma intervenção passiva mediúnica contra essa má influência, os bocejos cessavam no mesmo instante, o que acaba por confirmar que há sim uma ligação lógica entre os bocejos e a má influência no local.
Allan Kardec chegou a comentar sobre coisas semelhantes em O livro dos espíritos, onde fala sobre os fluidos perispirituais conseguirem ficar concentrados nos órgãos, sempre em conformidade com a necessidade de cada um.
Sabemos que o ato de bocejar acontece quando estamos com sono, mas por que isso acontece? Se soubermos explicar esse fenômeno plenamente, talvez consigamos resposta para o outro caso. Como não possuímos ainda respostas concretas sobre o assunto, procuramos algumas teorias como explicação, como por exemplo, tudo se tratar do desequilíbrio fluídico do perispiríto.
Pensamos que todo o organismo, nosso corpo em si, funciona juntamente com nossa parte espiritual, onde um completa e afeta o outro diretamente. Na doutrina espírita, aprendemos que nosso corpo físico é como se fosse uma cópia mais grosseira de nosso espírito, dessa forma, é um reflexo um do outro, onde toda a estrutura do espírito é refletida em nosso corpo carnal.
Relógio biológico
Sem muita certeza, mas com certa confiança nisso, acreditamos que nosso relógio biológico controla todo os mecanismos de nosso corpo, como o cansaço e sonolência, dessa forma, em algum momento o corpo envia e produz estímulos que acabando produzindo o bocejo, ainda não sabemos explicar o porquê, mas é automático. Outro fato interessante é de que o bocejo é ‘’contagioso’’, isso porque o simples fato de se falar sobre ou ver outra pessoa fazer, induz em você o mesmo ato.
Quando vamos nos deitar, costumamos bocejar algumas vezes até que consigamos dormir de fato, onde nosso corpo relaxa durante o sono, onde é um momento em que possuímos grande ligação com o plano espiritual, isso porque geralmente durante o sono podemos visitar desencarnados e até mesmo obter respostas, por esse motivo acreditamos que o bocejo tenha ligação direta entre carne e espírito.
O que não conseguimos explicar é que tipo de estímulo é dado pelas energias negativas e espíritos de má índole a ponto de provocar o bocejo. Esse fato é muito comentado, pela frequência em que ocorre, as formas semelhantes em que tudo acontece, mas ainda não se sabe ao certo o motivo do bocejo ser o mecanismo que acaba criando essa ligação e externando essa presença no local.
Durante as reuniões e sessões mediúnicas, os bocejos são muito observados, pois são como um aviso de que uma manifestação irá acontecer, porém nem todas avisam dessa forma, algumas simplesmente ocorrem sem o bocejo antecedendo, não é uma regra, mas sempre que acontece, a motivação é sempre a mesma.
O bocejo durante o benzimento
Outro momento em que também acaba sendo comum o bocejo é no benzimento, onde algumas senhoras, chamadas de benzedeiras, irão dar a benção, por assim dizer, às crianças recém-nascidas, uma forma de impediu o que chamamos de ‘’mau olhado’’, e você provavelmente já ouviu falar sobre com pessoas mais velhas, que costumam falar sobre.
Essa parte negativa para criança pode acontecer quando um adulto, com má índole e intenções duvidosas, acaba pegando a criança no colo e fica com ela por um tempo, suficiente para passar para ela toda a energia negativa que emana, e por isso há o benzimento, uma vez que não dá para saber de quem pode vir algo assim. Essa energia pode afetar o sono e até a aprendizagem da criança no geral. O fato é totalmente comprovado na doutrina espírita, onde acreditamos que essas influências de energias são totalmente reais e precisam ser combatidas.
As benzedeiras têm como função de atrair toda essa energia negativa para elas, para logo depois se livrar delas, e ao ficarem com todo o mal dentro delas, costumam bocejar logo em seguida, confirmando totalmente que, de fato, o bocejo tem ligação direta com más vibrações e espíritos ruins que estão no local ou irão se manifestar. É claro que pode ocorrer de você participar de uma sessão mediúnica e bocejar apenas por cansaço, mas saiba que esse ato será observado, pois tem a chance de ser uma manifestação.
Fonte: Portal do Espírito