O velório é um momento de despedida do seu ente querido, desde o início de uma aceitação até a transformação da vida, agora apenas espiritual. Em outras palavras, resgata você, em meio à dor, da fé de que aqueles que amamos continuarão a nos amar e os laços verdadeiros não serão rompidos. Pelo contrário: estão cada vez mais fortes, porque as forças que atuarão daqui para frente serão as da eternidade.
I — Comentários tristes precisam ser evitados, principalmente para os familiares
Afinal, lamentar não leva a lugar algum (há situações em que a maior ajuda é ficar calado, simplesmente orando). Diga uma palavra de conforto, do exemplo que fica no coração e que está na oração, que pode ajudar de uma forma ou de outra na hora do luto.
II — Você pode se manter em silêncio e orar
Ficar em silêncio, por si só, já é uma oração. Porém, uma oração no nível do pensamento auxilia na vibração tanto para o equilíbrio do ambiente, para a família e para a pessoa que está fazendo o trânsito naquele momento. Ou seja, uma palavra de oração em suas próprias palavras, mentalizando os trabalhadores espirituais que estão realizando o processo de denúncia do espírito do corpo.
III — Seja sucinto, discursos longos podem ser evitados
Se você for convidado a usar as palavras, faça-o o mais brevemente possível. Mas sem tentar doutrinar. Porque este não é o momento ideal, que exige respeito e compreensão da mensagem, que o amor é de Deus, Jesus e amigos espirituais que podem estar sustentando a família também.
IV — As intenções do coração é mais importante do que as próprias flores
Faz parte do ritual de velório no Brasil, não só a presença de flores, mas também de velas. Não há ninguém para questionar. No entanto, deve-se entender que mais importante que qualquer objeto material é o ambiente estar com boas vibrações, pensamentos e orações, mesmo que seja em silêncio.
V — Converse em outro lugar, velório não é um momento apropriado para isso
É natural para pessoas que não se veem há muito tempo, mas não é um ambiente propício ao diálogo. É o momento de vibração para o ente querido e sua família. Quer dizer, quando essa vibração é quebrada, pode perturbar o ambiente de uma forma muito desrespeitosa.
TV Mundo Maior publica vídeo e mostra a visão Espírita sobre o velório
A TV Mundo Maior publicou um vídeo em seu canal no YouTube no qual explica muito claramente a respeito desse tema que para muitas pessoas pode ser tão sensível.
Fonte: TV Mundo Maior