Na Doutrina Espírita o sonho significa as atividades da alma. Mas, o que isso quer dizer? Quer dizer que pode ser uma lembrança de um momento vivido pela alma durante o sono. Isso pode vir como uma recordação de vidas passadas, ou de nossa infância, e em sequência ter uma projeção de futuro. Essa projeção de futuro pode ser originada em decorrência de preocupações passadas ou presente, ou vivências espirituais de qualquer natureza também.
É durante o sono que a alma pode tirar tudo aquilo que vê ou percebe, inclusive das ideias que lhe surgem em forma de intuições e também dos conselhos que lhe são dadas. Por não ser de tão fácil compreensão, existe uma dificuldade muito grande em conceder significados aos sonhos que temos durante o sono.
Por via de regra, quando estamos nos projetando para fora dos nossos corpos, ficamos semi-conscientes, não temos uma noção exata daquilo que está acontecendo a nossa volta. Isso acontece pela falta de desenvolvimento ou preparo espiritual.
Embora existam profissionais que consigam fazer análise dos sonhos, é importante que esse trabalho seja feita com a maior responsabilidade e seriedade possível. Tais análises podem nos proporcionar informações de relevância para nosso autoconhecimento e aprimoramento pessoal.
Três tipos de sonhos
Sonhos espirituais
São aqueles em que a o espírito, durante o desdobramento proporcionado pelo sono, exerce atividade real afetiva.
Sonhos reflexivos
Acontece quando as imagens arquivadas em nossas memórias são exteriorizadas.
Sonhos comuns
O sonho comum é aquele que acontece por consequência de nossas disposições físicas, digestivas, circulatórias ou psicológicas.
Os sonhos comuns podem ser desencadeados por causa de desejos intensos e também por preocupações. Se um indivíduo está esperando chegar o dia de uma entrevista de emprego, é provável que devido a sua preocupação, desejo e ansiedade, acabe sonhando com isso.
Como acontece o encontro entre desencarnados e encarnados nos sonhos
Quando o espírito se distância do corpo durante o sono, ele se mantém ativo. Sendo assim, é possível encontrar com entes queridos que já desencarnaram, como também podem ocorrer encontro com nossos desafetos, tudo vai depender dos pensamentos que nos ligam a outros por inúmeros motivos.
Fonte: Meu Livro Espírita